BASÍLICA DE SANTA SOFIA (HAGIA SOFIA), ISTAMBUL

Basílica de Santa Sofia

A Basílica de Santa Sofia (Hagia Sophia em grego, Ayasofya em turco) é um imponente edifício construído entre 532 e 537 pelo Império Bizantino para ser a catedral de Constantinopla e que foi convertido em mesquita em 1453 após a conquista de Istambul pelo império otomano, até ser transformada em museu em 1935.

Justiniano I
[Basílica de São Vital, Ravena, Itália]
Imagem: Wikipédia

A primeira grande igreja no local foi construída pelo Imperador Constâncio, filho de Constantino, o Grande, mas foi destruída durante a Revolta de Nika de 532.

O edifício foi reconstruído na sua forma actual entre 532 e 537 sob a supervisão pessoal do imperador Justiniano I

Mehmed II e o cerco a Constantinopla
Óleo de Kusatma Zonaro
[Exposto no Palácio Dolmabahçe]
Imagem: Wikipédia

De grande importância artística, o seu interior foi decorado com mosaicos, colunas e esculturas de mármore. Hagia Sophia é coberta por uma abóbada central com 31 mts de diâmetro e 55,6 mts de altura.

Sultão Mehmed II a liderar as tropas otomanas à entrada de Constantinopla em 1453
Óleo de Jean-Joseph Benjamin-Constant
[Musée des Augustins, Toulouse, França]
Imagem: Wikipédia

Hagia Sophia foi convertida em mesquita após a tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos em 1453, comandados pelo Sultão Mehmed II. Seus ricos mosaicos figurativos foram cobertos com emplastro. Por quase 500 anos, foi a principal mesquita de Istambul e serviu como modelo para muitas das grandes mesquitas otomanas da cidade.


Mustafa Kemal Atatürk
Fundador da República e seu primeiro presidente
Imagem: Wikipédia

Em 1935, Mustafa Kemal Atatürk ordenou a sua secularização e a basílica converteu-se em museu. 


Estes foram os três homens que moldaram a história deste belo edifício

(Cortesia de 360 Cities)

Planta do piso térreo
Imagem: site sacred-destinations.com

Coluna Cristã 

Escavações da primeira igreja deste local, a Magna Ecclesia ou Igreja Grande, destruída durante a Revolta de Nika em 532

Cruz cristã

Entrada


Nártex exterior

Portas gigantescas que nos conduzem ao nártex interior


Porta imperial 

Nártex interior com a porta da imperial a meio 

NOTA: Para que as fotografias resultem sem ruído (ao contrário das seguintes) é imperativo o uso de um tripé.

Vista para a abside

Virgem Maria com Jesus ao colo

Cúpula 

Mihrab

Minber

Mihrab e Minber / Altar (cristão)

Esta antiga mesquita foi projectada para ser uma basílica cristã, motivo pelo qual o Mihrab não se encontra posicionado exactamente ao centro, pois deste modo, o desvio propositado direcciona-o para Mecca

Os candeeiros pairam sob a nossa cabeça a pouco mais de 2 metros de altura 

Medalhões caligráficos
(vistos do piso térreo)




Rampa que nos leva ao piso superior
Uma rampa "infinita" em ângulos de 90º que parece não terminar, mas no final...

... proporciona-nos esta vista magnífica do museu!

Vista para o Mihrab
(medalhões Muhammad e Allah ao fundo)




Um dos anjos de quatro asas da cúpula

Galeria do piso superior 

Medalhões
obra de Kazasker Izzet Efendi

Os nomes pintados nos oito medalhões de madeira são Allah e Muhammad (acompanhamento da abside), os quatro primeiros califas Abu Bakr, Umar, Uthman e Ali (nos quatro cantos da cúpula) e os dois netos de Maomé, Hassan e Husayn (na nave)



Allah


Mosaicos

Deesis
Virgem Maria, Jesus Cristo e São João

Jesus Cristo

Pormenor

São João Batista

Virgem Maria 

A projecção de como o mosaico seria originalmente

NOTA: Não é permitido tirar fotos com flash destes mosaicos

Imperador João II Comnenus, Virgem Maria e Jesus ao colo, Imperatriz Eirene
e o Príncipe Alexius (de lado)

Constantino IX, Jesus Cristo e Imperatriz Zoe de Bizâncio

No extremo leste da galeria sul, à direita da abside, há uma representação brilhante de Cristo ao lado da famosa imperatriz Zoe do século XI e seu marido Constantino IX.
Uma das poucas mulheres a comandar Bizâncio, Zoe casou-se tarde e permaneceu virgem até os 50 anos de idade.
Provavelmente deliciada com o novo mundo que descobriu, protagonizou uma sucessão de maridos e amantes nos anos de vida que lhe restaram, levando a que se substituíssem repetidamente as cabeças e inscrições do mosaico, possivelmente numa tentativa de Zoe agradar aos seus sucessivos companheiros.

Vista para a Praça do Sultão Ahmed com os minaretes da Mesquita Azul ao fundo 

Aproximação da Mesquita Azul de outra janela

Galeria abobadada com a Deesis ao fundo 

Exposição de réplicas dos mosaicos (ao fundo e do lado direito)







Vista para a entrada principal

A riquíssima variedade de mármores utilizados 

O harmonioso efeito do pairar dos candeeiros

Cruz cristã que convive ecumenicamente com as símbolos muçulmanos 

Pormenor de um capitel

A despedida de um sonho realizado

Museu de Hagia Sophia, Istambul, Turquia, Julho de 2011
Fotos: Rui Vieira ©

Comentários

Mensagens populares