MESQUITA DO SULTÃO AHMED (MESQUITA AZUL), ISTAMBUL

Mesquita do Sultão Ahmed

A Mesquita do Sultão Ahmed (Sultanahmet Camii) ou Mesquita Azul é uma mesquita otomana construída entre 1609 e 1616 e está situada em frente da Basílica de Santa Sofia, da qual se encontra separada por um amplo jardim.

As mesquitas geralmente eram construídas com um intuito de serviço público. Junto a estas existiam diversos edifícios como escola de teologia, sauna turca, cozinha (que fornecia sopa aos pobres) e lojas (o Bazar Arasta neste caso) cujas rendas se destinavam a financiar o complexo.

(site de 3D Mekanlar)

Planta da Mesquita do Sultão Ahmed I
Legenda: (1) mesquita, (2) escola de teologia, (3) mausoléu, (4) escola primária, (5) pavilhão real, (6) hipódromo, (7) jardim, (8) bazar Arasta
Imagem: ArchNet, Digital Library

Vista do jardim da Praça Sultanahmet

A imponente mesquita ergue-se literalmente sobre a cidade. O mesmo acontece com as inúmeras mesquitas existentes em Istambul que marcam os contornos da paisagem com os seus minaretes e cúpulas.  A Mesquita Azul é a única em Istambul que possui seis minaretes.






A mesquita ao fundo vista da praça com o mesmo nome

Vista lateral da entrada principal

Pórtico da entrada principal

Vista do pátio

Fonte e minarete

Fonte hexagonal do pátio da mesquita

Galeria abobadada que circunda o pátio

Pormenor do tecto da galeria

Cúpulas e minarete

Vista para a entrada principal do pátio

A Mesquita Azul é um arquétipo em termos de harmonia, grandiosidade e elegância. Construída no estilo clássico otomano, o seu magnífico exterior é complementado com um sumptuoso interior de belos mosaicos azuis de Iznik e de vitrais no mesmo tom, que dão a este espaço uma atmosfera muito especial.

Fotos das belíssimas cúpulas e colunas revestidas a azulejo






Um dos gigantescos pilares que suportam esta colossal mesquita

Ao entrar nesta Mesquita (como em qualquer outra) é obrigatório tirar o calçado. Calções, mini-saias, bermudas ou t-shirt sem mangas não são permitidos. Funcionários da mesquita emprestam-nos uma espécie de saída de praia para cobrir as partes do corpo que no entender da religião muçulmana serão profanos.

Voilá!


Toda a mesquita é alcatifada e o cheiro a chulé (lamento mas não encontro outro termo) é muito intenso

O elemento mais importante no interior da mesquita é o mihrab (do qual eu não tenho nenhuma foto decente), que é feito de mármore finamente esculpido. À direita do mihrab encontra-se o minber (ou púlpito, à esquerda na foto), onde o Imam serve de guia no ritual da oração.

Fotos nocturnas da mesquita





Mesquita Azul, Istambul, Turquia, Julho de 2011
Fotos: Rui Vieira ©

Comentários

Mensagens populares